A Prefeitura de Curitiba divulgou os nomes que farão parte do primeiro escalão da nova gestão, liderada pelo prefeito Eduardo Pimentel (PSD), a partir de 1º de janeiro. Ao todo, 17 secretarias foram criadas, sendo que quatro delas são novas: Gestão de Pessoal, Mulher e Igualdade Racial, Desenvolvimento Humano, e Desenvolvimento Econômico e Inovação. A equipe conta com 12 homens e cinco mulheres, que irão coordenar as pastas responsáveis por áreas essenciais como saúde, educação, segurança e meio ambiente.
Entre os escolhidos, destacam-se figuras com experiência no setor público, como Marcelo Fachinello, que comandará a Secretaria do Governo Municipal, e Tatiane Filipak, à frente da Secretaria da Saúde. Também se destacam nomes com forte atuação na educação e no planejamento urbano, como Jean Pierre Geremias de Jesus Neto, novo secretário da Educação, e Luiz Fernando Jamur, que assumirá a Secretaria Municipal de Obras Públicas. A gestão inclui ainda a continuidade de projetos de sustentabilidade, com Marilza Dias à frente da Secretaria do Meio Ambiente.
O novo secretariado foi formado com a proposta de atender às diversas demandas da cidade e modernizar a administração pública. A equipe traz uma combinação de servidores de carreira e novas lideranças políticas, com ênfase em áreas como inovação e igualdade racial. As mudanças visam não só à gestão eficiente dos recursos, mas também à criação de novos programas que atendam à população de Curitiba de maneira mais ampla e integrada.