A Prefeitura de Goiânia anunciou, nesta sexta-feira (17/1), a ampliação do atendimento pediátrico 24 horas nas unidades de saúde da capital. A medida aumentou de cinco para 13 o número de centros médicos com serviços voltados para crianças, abrangendo os Centros de Assistência Integrada Médico Sanitária (CIAMS), os Centros de Atenção Integral à Saúde (CAIS) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Essa iniciativa tem como objetivo garantir um atendimento emergencial contínuo e especializado para a população infantil.
De acordo com o prefeito, a implementação do serviço foi acelerada dentro dos primeiros 15 dias de gestão, cumprindo uma das promessas de campanha. Além dos atendimentos de urgência, os profissionais de saúde contam com apoio remoto de especialistas através de telemedicina, o que proporciona uma maior precisão no diagnóstico e tratamento das crianças, 24 horas por dia.
Além da urgência, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também oferece 6.480 vagas mensais para consultas ambulatoriais pediátricas, com foco na avaliação do desenvolvimento infantil. A medida busca incentivar o acompanhamento médico regular, desde as fases iniciais da infância, para prevenir doenças e orientar os pais sobre questões como alimentação, vacinação e cuidados gerais com a saúde da criança. O agendamento das consultas pode ser feito por WhatsApp ou telefone.