A macrorregião Centro-Norte de Goiás, com 60 municípios e uma população de aproximadamente 1,1 milhão de habitantes, deu um passo importante para melhorar o atendimento de urgência e emergência com a criação do Consórcio Intermunicipal de Gerenciamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), denominado Cisceno. A formalização do consórcio ocorreu em uma Assembleia Geral no dia 29 de janeiro, com a participação de prefeitos de cinco municípios da região, e possibilitará que outros 55 municípios aderiram à iniciativa.
O consórcio visa reorganizar o atendimento pré-hospitalar móvel de urgência, centralizando a regulação do SAMU e ampliando a frota de ambulâncias, com a expectativa de reduzir o tempo de resposta para até 25 minutos para os serviços móveis e até 60 minutos para os serviços hospitalares. A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) terá a responsabilidade de firmar convênios com o consórcio para viabilizar repasses financeiros que permitirão a contratação de pessoal e a aquisição de insumos necessários para a operação da organização.
A criação do consórcio está alinhada com a Política Estadual de Urgência e Emergência e visa padronizar o atendimento a emergências como traumas, AVC, infarto e sepse. A iniciativa também busca adotar uma linguagem única para o sistema de saúde e estruturar o atendimento de forma mais eficiente e integrada para toda a região, com a possibilidade de outros municípios integrarem o consórcio nos próximos meses.