No dia 1º de janeiro de 2025, o prefeito Eduardo Paes tomou posse para seu quarto mandato à frente da Prefeitura do Rio de Janeiro, em uma cerimônia realizada na Câmara Municipal, localizada na Cinelândia. Paes, que assume novamente a liderança da cidade, agora supera César Maia em número de mandatos, sendo o prefeito com maior tempo à frente do executivo municipal. Juntamente com Paes, o vice-prefeito Eduardo Cavaliere, que também assume seu posto, e os 51 vereadores eleitos para a legislatura de 2025-2028 foram empossados. A renovação na Câmara foi significativa, com 23 novos vereadores, o que representa 45% de mudança no parlamento municipal.
A base política de Paes na Câmara do Rio foi ampliada, com seu partido, o PSD, tendo a maior bancada, composta por 16 vereadores. Essa aliança, somada ao apoio de outros partidos como o MDB, PP e União Brasil, fortalece a capacidade de aprovação de projetos e garante maior estabilidade legislativa durante seu mandato. Alguns vereadores eleitos também integrarão o novo governo de Paes, assumindo secretarias municipais, o que causará uma mudança imediata na composição da Câmara.
Paes, que tem uma trajetória política consolidada, com passagens por diversos cargos, incluindo a presidência da empresa multinacional fabricante de veículos elétricos, é conhecido por sua capacidade de administrar grandes projetos urbanos, como a preparação do Rio para as Olimpíadas de 2016. Durante seus mandatos anteriores, destacou-se por obras como a revitalização da Zona Portuária e a implementação de corredores viários como o BRT Transoeste e Transcarioca. Seu retorno à Prefeitura visa dar continuidade a esse processo de modernização e a realização de novos projetos para a cidade.