Na tarde desta quarta-feira (1º), José Maria Tapajós (MDB) e Carlos Martins (PT) foram empossados prefeito e vice-prefeito de Santarém, respectivamente, para o mandato de 2025 a 2028. A cerimônia, conduzida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Jandeilson Pereira, contou com a presença de diversas autoridades, incluindo representantes da Polícia Civil, da OAB, deputados estaduais e federais, além do arcebispo Dom Irineu Roman. Tapajós e Martins foram conduzidos ao plenário pelos vereadores Júnior Tapajós e Alba Leal, e prestaram juramento para cumprir as leis do município.
Durante seu discurso, o prefeito José Maria Tapajós agradeceu a sua família, especialmente à esposa, Delvalita, e reconheceu o apoio fundamental de diversos aliados políticos e comunitários ao longo da campanha. Destacou o legado do ex-prefeito Nélio Aguiar e afirmou que o trabalho conjunto com a Câmara Municipal será crucial para o desenvolvimento de Santarém. Tapajós também manifestou gratidão pelo apoio dos deputados locais e do arcebispo, além de reforçar seu compromisso em atender às necessidades da população, destacando que as portas da Prefeitura estarão sempre abertas para diálogo.
Por fim, o prefeito compartilhou com o público que realizou recentemente um check-up de saúde e está apto para cumprir suas responsabilidades com total dedicação. Ele afirmou que tanto ele quanto o vice-prefeito Carlos Martins e os novos secretários estarão empenhados em garantir que os compromissos assumidos durante a campanha sejam cumpridos, com foco na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos de Santarém.