O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Mater Dei desde sexta-feira (3), após desenvolver insuficiência respiratória aguda, diagnosticada como pneumonia. Na quinta-feira (9), Noman foi reintubado devido a instabilidade respiratória e, segundo o boletim médico, será submetido a uma traqueostomia para melhorar a assistência ventilatória. A internação atual é a quarta desde o final de novembro de 2024, quando o prefeito enfrentou diversos problemas de saúde relacionados a tratamentos oncológicos e complicações respiratórias.
O histórico médico recente de Noman inclui uma série de internações desde o fim de 2024. Em novembro, ele passou cinco dias no hospital devido a dores nas pernas, associadas a um tratamento para câncer. Posteriormente, foi diagnosticado com pneumonia e sinusite, mas recebeu alta após o tratamento. Em dezembro, ele foi novamente internado com quadro de diarreia e desidratação, chegando a ser monitorado na UTI por um sangramento intestinal. Sua condição respiratória piorou em janeiro, quando ele foi internado devido a uma insuficiência respiratória grave, exigindo ventilação mecânica.
Fuad Noman, reeleito prefeito, foi diagnosticado com linfoma não-Hodgkin em 2024 e passou por cirurgia seguida de quimioterapia. Em outubro de 2024, o prefeito anunciou que havia completado o tratamento e estava em remissão. Durante a posse em janeiro deste ano, ele optou por uma cerimônia virtual, devido à baixa imunidade resultante dos tratamentos médicos.