O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, apresentou evolução em seu quadro de saúde, conforme boletim médico divulgado neste domingo (5). Ele segue internado na UTI do Hospital Mater Dei, onde foi admitido na sexta-feira (3) com insuficiência respiratória aguda devido a uma pneumonia. Durante as últimas 24 horas, houve normalização dos parâmetros hemodinâmicos e melhora na respiração, o que permitirá agora a realização de um teste para possível retirada da ventilação mecânica. Este é o quarto episódio de internação do prefeito desde novembro de 2024.
Fuad Noman precisou se afastar temporariamente de suas funções, e o vice-prefeito Álvaro Damião assumiu interinamente a gestão da cidade. O afastamento foi determinado por um atestado médico para tratamento da pneumonia. Esse episódio segue uma série de internações do prefeito, que inclui um tratamento contra um linfoma não-Hodgkin, diagnóstico feito em julho do ano passado. Embora tenha superado a doença, Fuad passou por diversas hospitalizações devido a complicações de saúde, como problemas respiratórios e digestivos, com a última internação sendo em dezembro de 2024.
Além de questões de saúde, o prefeito também enfrentou desafios em sua agenda pública. Durante o período eleitoral de 2024, ele fez um discurso virtual devido a recomendações médicas, e não compareceu à cerimônia de diplomação dos eleitos. No entanto, Fuad Noman segue se recuperando e, de acordo com os médicos, sua situação de saúde apresenta sinais positivos de estabilização.