O prefeito de Belém, Igor Normando, afirmou que a realização da COP30 na cidade será um “divisor de águas” para o município, destacando que durante os próximos quatro anos, seu governo se dedicará ao desenvolvimento e aos interesses da população. A declaração foi feita durante sua posse na Assembleia Legislativa do Pará, no dia 1º de janeiro. A COP30, programada para novembro, é vista por Normando como uma oportunidade para reforçar o papel de Belém na agenda global de mudanças climáticas e revitalizar o orgulho da população local.
Normando também indicou que seu foco inicial será reorganizar a administração municipal, com ênfase na zeladoria da cidade e na execução de obras de saneamento básico. Além disso, o prefeito mencionou a realização de mutirões de limpeza nos canais de Belém como uma das primeiras ações. O governador Helder Barbalho reafirmou seu apoio à gestão de Normando, destacando que o governo estadual se comprometerá com parcerias nas áreas de saúde, infraestrutura, limpeza pública e segurança para o sucesso da COP30.
Na mesma cerimônia, também foram empossados os 35 vereadores da cidade, dos quais 23 pertencem à coligação de Normando. A eleição do novo presidente da Câmara Municipal, John Wayne, também foi um marco importante, já que ele é do mesmo partido do prefeito. A gestão de Normando promete um início focado em mudanças estruturais, com a perspectiva de que o evento internacional traga maior visibilidade e benefícios para a cidade.