No sábado (11), o prefeito de Arenillas, cidade do Equador localizada perto da fronteira com o Peru, foi vítima de um ataque a tiros enquanto dirigia seu caminhão. Ele foi atingido por cinco disparos e, apesar de ter sido socorrido com vida, não resistiu aos ferimentos e morreu horas depois no hospital. O ataque também deixou três pessoas feridas, incluindo um menor de idade. O criminoso que realizou o disparo fugiu em uma motocicleta, que foi abandonada no local.
Este assassinato é o segundo de um prefeito na província de El Oro desde as eleições presidenciais de 2023. O atual presidente, Daniel Noboa, foi eleito em uma disputa emergencial e buscará a reeleição nas eleições de fevereiro. As autoridades locais e o Ministério do Interior do Equador expressaram pesar pela morte e afirmaram que irão trabalhar para esclarecer o caso.
O governo provincial de El Oro e o Ministério do Interior do país repudiaram o ocorrido e se comprometeram a colaborar com as investigações. A morte do prefeito de Arenillas ocorre em um momento tenso na política equatoriana, a menos de um mês das próximas eleições presidenciais.