Começou nesta segunda-feira (13) o prazo para transferência de estudantes nas redes públicas estadual e municipal de Manaus, que vai até terça-feira (14). O processo pode ser feito online, por meio do site matrículas.am.gov.br, e até o início da tarde de segunda-feira, já haviam sido realizadas mais de 43 mil transferências. A maior parte das solicitações foi feita pela internet, com destaque para as transferências de alunos para a rede estadual, que somaram mais de 24 mil pedidos.
Os alunos com deficiência tiveram um período de atendimento prioritário entre os dias 9 e 10 de janeiro. A documentação necessária para a transferência inclui comprovante de escolaridade, histórico escolar, certidão de nascimento e documentos de identificação tanto do aluno quanto do responsável. A previsão é que o atendimento continue disponível no site e de forma presencial a partir do dia 20 de janeiro para quem perder o prazo.
Além das transferências, o calendário escolar de 2025 para novos alunos também está estabelecido. As matrículas para a rede estadual e municipal ocorrerão de 15 a 17 de janeiro. O ano letivo nas escolas municipais de Manaus terá início em 5 de fevereiro, enquanto as escolas estaduais começam no dia 7 de fevereiro. A rematrícula já foi realizada entre dezembro e janeiro, sem a necessidade de presença dos responsáveis nas escolas.