O prazo para justificativa de ausência no 2º turno das eleições municipais de 2024 terminou nesta terça-feira (7). Nas cidades de Piracicaba e Limeira, em São Paulo, 143.162 eleitores não apresentaram justificativa, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apenas 10,3% dos que não compareceram às urnas justificaram a ausência, evidenciando uma baixa adesão ao procedimento.
Quem não justificou ou teve sua justificativa rejeitada deverá pagar uma multa de R$ 3,51 por turno, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), disponível no Autoatendimento Eleitoral. O pagamento pode ser realizado via Pix ou cartão de crédito. Além disso, é possível apresentar justificativas retroativas, com documentos comprobatórios, por meio do aplicativo e-Título, Autoatendimento Eleitoral ou Sistema Justifica.
A ausência sem justificativa pode gerar consequências como débito com a Justiça Eleitoral, impossibilidade de obter certidão de quitação eleitoral e, em casos de três turnos consecutivos sem regularização, o cancelamento do título. Enquanto não resolver a pendência, o eleitor pode ser impedido de tirar passaporte, participar de concursos públicos ou renovar matrícula em instituições de ensino oficial.