O prazo para inscrições na segunda edição do programa Negócios Inovadores de Impacto Socioambiental (NIIS) foi estendido até o dia 19 de janeiro. Promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Goiás (Secti) e executado pelo Hub Goiás, o programa selecionará 30 projetos para acompanhamento. Desses, cinco finalistas serão premiados com R$ 40 mil cada. A inscrição está aberta no site oficial do Hub Goiás, e os projetos devem estar alinhados à Agenda 2030 da ONU, com foco em sustentabilidade e impacto socioambiental.
Uma das novidades da edição deste ano é a ampliação da participação, com 10 empresas adicionais na fase inicial (imersão). Além das 20 que passarão por um acompanhamento de 4 semanas com mentorias e conteúdos oferecidos pelo Hub Goiás, essas 10 empresas poderão concorrer diretamente a uma vaga na segunda fase (incubação) sem passar pela imersão, por meio de apresentações no formato pitch.
No primeiro ciclo do programa, 20 negócios foram acompanhados, com destaque para uma tecnologia de controle microbiológico voltada para o teste de contaminação de água, que ganhou um prêmio nacional e representará Goiás na etapa global do Santander X Award em janeiro. A iniciativa reflete o compromisso do governo estadual com a sustentabilidade e com o incentivo à inovação tecnológica voltada para o meio ambiente e o agronegócio.