A Praia da Paciência, localizada em Penha, no litoral de Santa Catarina, é uma das menores praias do Brasil, com apenas 25 metros de extensão. A praia entrou para o segundo ano de fase piloto do programa Bandeira Azul, que avalia aspectos como gestão ambiental, qualidade da água e infraestrutura turística de praias e marinas. Durante esse período, a prefeitura de Penha deve implementar melhorias para atender aos critérios do programa, com o objetivo de conquistar o selo de qualidade internacional.
O processo de certificação da Bandeira Azul envolve uma avaliação de 34 critérios em quatro áreas principais: qualidade da água, gestão ambiental, segurança e educação ambiental. A análise é realizada por comissões nacionais e internacionais, e a certificação final ocorre em setembro, com a bandeira sendo hasteada em um evento no final do ano, caso a praia seja aprovada. Em 2024, 49 praias do Brasil receberam o selo, sendo 25 de Santa Catarina.
A Praia da Paciência, além de ser um ponto turístico em Penha, também é um local de pesca esportiva durante o inverno. Embora o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC) não realize a análise de balneabilidade do local, a prefeitura está iniciando as coletas de água para cumprir os requisitos do programa. As avaliações, coordenadas pela Secretaria de Turismo e pelo Instituto Municipal do Meio Ambiente de Penha, começam neste ano, com o intuito de alcançar a certificação até o fim da fase piloto.