A posse presidencial nos Estados Unidos é um evento cercado por tradições e rituais, mas a Constituição do país especifica apenas a leitura de um juramento, que deve ser cumprido pelo presidente eleito. A cerimônia de posse de 2025 será realizada no interior do Capitólio, em Washington, D.C., devido ao frio. Embora o presidente da Suprema Corte tradicionalmente administre o juramento, isso não é uma exigência constitucional, mas sim um costume. O presidente eleito repete um texto simples, no qual se compromete a preservar, proteger e defender a Constituição dos Estados Unidos.
O vice-presidente também realiza um juramento semelhante, mas o seu texto é mais longo e detalhado. Ele promete apoiar e defender a Constituição contra inimigos estrangeiros e nacionais e se comprometer a cumprir os deveres do cargo com lealdade e sem reservas. Esse juramento tem sido o mesmo desde 1884, sendo utilizado também por outros funcionários públicos federais, como senadores e deputados, durante suas respectivas cerimônias de posse.
A organização da posse presidencial é coordenada pelo Comitê Conjunto do Congresso para Cerimônias de Posse (JCCIC), que também planeja o discurso inaugural e o desfile presidencial. Neste ano, o evento marcará o retorno de um ex-presidente à Casa Branca após sua vitória nas eleições gerais de novembro de 2024, que o colocou no cargo novamente, após um mandato anterior. A cerimônia e seus detalhes simbolizam a continuidade das instituições democráticas dos Estados Unidos, refletindo o respeito pela Constituição e pelos processos eleitorais do país.