O Porto de Natal, localizado no Rio Grande do Norte, experimentou um aumento de 107% nas exportações de frutas em 2024 em comparação com o ano anterior. Em 2023, o terminal enfrentou desafios após a saída da CMA CGM, uma das maiores operadoras do porto, que levou a uma queda de 66% nas receitas e quase zerou a movimentação de cargas. No entanto, em agosto de 2024, o porto iniciou uma nova operação, exportando 6 mil toneladas de frutas semanalmente para a Europa, com a empresa Agrícola Famosa se tornando a principal operadora da carga.
A crise gerada pela saída da CMA CGM foi atribuída a dificuldades operacionais, como o tamanho das embarcações e a altura da Ponte Newton Navarro, que limitavam o acesso do Porto de Natal a navios maiores. Desde então, a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) tem se esforçado para melhorar a infraestrutura local, com a realização de projetos como a drenagem do Rio Potengi e a modernização de galpões e armazéns, com investimentos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Em 2024, também foi assinada uma parceria para obras nas defensas da ponte, com um investimento de R$ 50 milhões.
A Codern expressou otimismo com os resultados recentes e espera que o crescimento continue, especialmente com a melhoria das condições operacionais. A mudança na operação, que utiliza navios frigoríficos em vez de containers refrigerados e adota um novo sistema de armazenamento em pallets, tem contribuído para reduzir o desperdício e aumentar a eficiência. O porto segue em processo de recuperação e expansão, com expectativas de que os números de exportação possam superar as dificuldades anteriores e alcançar novos patamares.