O conselheiro sênior de Comércio e Manufatura de Donald Trump, Peter Navarro, afirmou que a política tarifária do presidente será um ponto central nas futuras discussões sobre a redução de impostos nos Estados Unidos. Em entrevista à CNBC, Navarro afirmou que o presidente deseja transitar do sistema tributário atual para um modelo em que as tarifas desempenhem um papel importante no financiamento de diversas áreas, fortalecendo a economia sem gerar inflação.
Navarro também destacou que, sob a nova política tarifária, os Estados Unidos terão tarifas mais baixas do que a maioria das nações, embora esses acordos comerciais com outros países não favoreçam o país. Para o conselheiro, a introdução de tarifas sobre produtos provenientes de nações como China e México pode ser uma forma de combater problemas como o contrabando de fentanil, substância que tem causado grande número de mortes nos EUA.
Além disso, Navarro comentou sobre a promessa do presidente de aplicar tarifas de 25% sobre produtos do México e do Canadá, a partir do sábado seguinte, argumentando que essa medida tem um objetivo de segurança nacional para os Estados Unidos. Em sua visão, a discussão sobre as tarifas deveria focar em questões de segurança, como o combate ao contrabando, e não se restringir a debates sobre a implementação dessas políticas econômicas.