A Polícia Militar do Rio Grande do Norte conduziu um treinamento preparatório para o clássico entre ABC e América-RN, marcado para o dia 25 de janeiro no estádio Frasqueirão, em Natal. O objetivo da ação foi simular cenários de confrontos e preparar as equipes para eventuais distúrbios, com o uso de equipamentos como bombas e escudos. Participaram da atividade unidades especializadas, como a cavalaria, a Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) e o Batalhão de Choque. O treinamento envolveu tanto o controle de fluxos de trânsito quanto a organização da segurança dentro e ao redor do estádio.
O treinamento é uma resposta à recente liberação de jogos com duas torcidas no Campeonato Potiguar, após um período de jogos com torcida única, medida preventiva do Ministério Público do Estado. A segurança no local dos jogos foi um ponto de destaque, já que confrontos entre torcedores e policiais resultaram em incidentes no passado. A PM busca evitar que eventos como o ocorrido em 2023, em que houve um confronto trágico, se repitam, com foco em melhorar a capacitação dos policiais e o controle de distúrbios.
A operação, coordenada pelo comandante da PM e com a participação de representantes do Ministério Público, teve como meta a conscientização da sociedade sobre os esforços para aprimorar a segurança durante os jogos. Além disso, foram feitas simulações práticas, tanto no interior quanto nos arredores do estádio, para garantir que as unidades policiais saibam exatamente como agir caso haja algum incidente. A Polícia Militar enfatizou a importância do treinamento antecipado para minimizar possíveis impactos negativos e garantir a segurança dos torcedores e do público em geral.