A Polícia Civil de Presidente Prudente, SP, realizou a Operação Festa Vazia, com o objetivo de combater crimes de furto e estelionato. O suspeito, de 42 anos, utilizava períodos de festas de final e início de ano para se passar por locador de mesas e cadeiras, aplicando golpes em vítimas da cidade e regiões vizinhas. Ele também era identificado como autor de furtos, nos quais os produtos subtraídos eram posteriormente vendidos online, enganando tanto os donos originais quanto os compradores.
O modus operandi do homem envolvia o uso de plataformas de compra e venda em redes sociais, populares por negociações de baixo custo, para anunciar produtos como mesas e cadeiras. Ele negociava os preços e formas de entrega, enganando os clientes sobre a origem dos itens. Durante a investigação, foi possível comprovar a prática de estelionatos e furtos, com até 11 Boletins de Ocorrência registrados contra ele. As investigações seguiram com a apreensão de dois celulares do suspeito, que serão analisados para identificar outros possíveis crimes.
A Polícia Civil orienta os consumidores a tomarem precauções ao realizar compras em plataformas de redes sociais, principalmente no que se refere à procedência dos produtos. Caso haja suspeita de irregularidade, a recomendação é de que a compra não seja efetuada e que os cidadãos busquem orientação na Delegacia de Polícia Civil mais próxima. A operação visa coibir crimes relacionados ao comércio ilícito e garantir a segurança da população.