Um homem foi preso em flagrante em Belo Horizonte, na manhã desta sexta-feira (24), após ser acusado de armazenar um bloqueador de sinal de GPS em sua residência. O dispositivo, instalado em uma casa no Aglomerado da Serra, estava interferindo em pousos e decolagens na capital mineira e em sua região metropolitana. Técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começaram a investigar as interferências nos sinais de GPS que afetavam aeronaves, incluindo drones e aeronaves comerciais, há cerca de dez dias.
A investigação levou os técnicos da Anatel a solicitar o apoio da Polícia Militar, que os acompanhou até o local, onde identificaram o bloqueador por volta do meio-dia. O aparelho estava afetando o sinal GPS, prejudicando tanto aeronaves da Polícia Militar, envolvidas em operações do Batalhão Aéreo, quanto aeronaves comerciais da região. A PM destacou que a ação do suspeito comprometia a segurança aérea ao interferir nos sistemas de navegação de diversas aeronaves.
Após a prisão, o suspeito foi encaminhado para a sede da Polícia Federal, enquanto as autoridades do Aeroporto da Pampulha e do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte confirmaram que a interferência foi identificada e tratada. A NAV Brasil, responsável pelo controle de tráfego aéreo, também tomou as medidas necessárias para mitigar os impactos nas operações aéreas da região. As investigações continuam, mas a situação já foi controlada pelas autoridades responsáveis.