A Polícia Militar Rodoviária (PMR) está realizando uma operação especial nesta sexta-feira para comemorar os 77 anos da instituição, com a mobilização de 1.200 policiais de todo o estado. A ação envolve os seis batalhões da PMR e tem como objetivo intensificar a fiscalização nas estradas estaduais, prevenindo crimes como tráfico de drogas, contrabando e descaminho. Além disso, os policiais também verificam infrações relacionadas à segurança no trânsito, como embriaguez ao volante e o uso adequado de equipamentos de segurança nos veículos.
Durante a operação, que conta com o apoio de diversas unidades especiais, como o Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), Batalhões de Ações Especiais de Polícia (Baep) e outros grupos de elite, são realizadas ações de conscientização, principalmente em áreas de risco, como nas praças de pedágio e em zonas com alta incidência de atropelamentos. A fiscalização inclui a verificação das condições dos veículos, como pneus e lanternas, além de medidas educativas voltadas para ciclistas e pedestres.
Nos últimos 12 meses, a PMR registrou expressivos resultados em suas operações, com a apreensão de mais de 106 toneladas de drogas, 8,8 milhões de maços de cigarros e R$ 2,1 milhões em dinheiro ilegal. Além disso, 164 armas de fogo foram apreendidas, e a ação resultou em 2.500 prisões em flagrante, além da recaptura de 890 foragidos. O aumento da integração entre as forças de campo e o setor de inteligência tem sido destacado como um dos fatores essenciais para o sucesso das operações.