Na manhã de segunda-feira (13), a Polícia Civil, com o apoio da Polícia Militar, iniciou a Operação Torniquete no Complexo da Maré, Rio de Janeiro, com o objetivo de desarticular a atuação de uma facção criminosa na região. A operação foca nas comunidades dos Prazeres, Fallet, Fogueteiro, Parque União e Nova Holanda, e investiga um grupo responsável por ordens de roubos de veículos e por um assalto a banco ocorrido em 2023.
Durante a ação, foram cumpridos mandados de prisão contra integrantes da facção criminosa, cuja atividade está ligada ao financiamento de conflitos territoriais e ao apoio a familiares de membros presos ou foragidos. Equipes especializadas, como a Core, o DGPC, o COE, o GAM e o GESAR, estão dando suporte nas operações, que seguem em andamento. Até o momento, três prisões foram efetuadas, e mais ações estão previstas.
As investigações indicam que o roubo a banco em 2023 foi autorizado por líderes do tráfico de drogas local, e que os crimes realizados pela organização têm como objetivo principal garantir a continuidade das atividades da facção. A operação busca desmantelar essas ações criminosas e enfraquecer a influência do grupo no Complexo da Maré.