A Polícia Civil de São Paulo desmantelou um esquema de fraudes envolvendo cartões de crédito clonados, com a realização de operações simultâneas em Avaré e Mogi-Mirim, na última quinta-feira (16). Durante as ações, foram cumpridos mandados de busca e apreensão que resultaram em prisões, apreensões de entorpecentes e diversos produtos adquiridos de forma ilícita. Em Avaré, em três residências, as autoridades encontraram drogas como maconha e cocaína, além de equipamentos usados no tráfico de entorpecentes. Já em Mogi-Mirim, eletrônicos e outros itens, comprados com cartões fraudulentos, foram localizados.
O esquema de fraudes foi identificado pela Polícia Civil após vítimas relatarem transações suspeitas em seus cartões de crédito, cujos valores variavam entre R$ 2.700 e R$ 3.000. O líder do grupo utilizava o Telegram para adquirir dados de cartões clonados e realizar compras de alto valor, que eram depois revendidos em redes sociais. Entre os produtos adquiridos de forma fraudulenta estavam eletrodomésticos, móveis e eletrônicos, como cadeiras gamer e televisores.
Embora as investigações tenham confirmado a participação de um suspeito, ele foi liberado após prestar esclarecimentos, pois não foram encontradas condições para a prisão em flagrante. A operação também revelou a colaboração de familiares e conhecidos do principal envolvido, incluindo uma adolescente que recebia pagamento por entregas de produtos adquiridos por meio das fraudes. A investigação começou em 2024, com base em boletins de ocorrência registrados por vítimas da ação criminosa.