A Polícia Civil do Rio de Janeiro desmantelou um call-center ilegal especializado em golpes de empréstimo consignado. A ação ocorreu na última quinta-feira (9) em um prédio no Centro da cidade, onde o local, disfarçado como um escritório de serviços jurídicos, contábeis e planos de saúde, funcionava em três andares do edifício. A operação foi conduzida pela Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade (DEAPTI), e resultou na prisão de 45 pessoas envolvidas na fraude.
O esquema foi descoberto após a polícia cumprir um mandado de busca e apreensão, expedido pela 1ª Vara Criminal de Nova Iguaçu. Durante a ação, os agentes encontraram o call-center em pleno funcionamento, com 45 operadores oferecendo as transações fraudulentas a vítimas, sem a documentação necessária para autorizar as atividades. Equipamentos eletrônicos, troféus, tabelas de produtividade e máquinas de contagem de dinheiro foram apreendidos como parte da operação.
Os envolvidos foram autuados por associação criminosa e se encontram à disposição da Justiça, após o cumprimento das formalidades legais. A polícia revelou que a organização criminosa operava em diversas regiões do estado, e as investigações continuam para desarticular completamente o esquema.