A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Academia da Polícia Civil (ACADEPOL), realizou na última semana os Testes de Aptidão Física (TAF) e Teste de Aptidão Técnica de Tiro (TAT) para os 48 candidatos inscritos no I Curso de Operações Policiais da corporação. O TAF ocorreu na segunda-feira, 06 de janeiro, com 34 candidatos presentes, dos quais 30 foram aprovados. No dia seguinte, 07 de janeiro, o TAT foi realizado com os 30 aprovados no primeiro teste. Desses, 22 conseguiram alcançar as exigências necessárias para ingressar no curso, enquanto seis não obtiveram aprovação e dois não atingiram a média final suficiente.
O curso, que tem início previsto para 16 de janeiro, tem como objetivo capacitar os policiais para atuarem de forma técnica e segura em operações de alto risco, abordando tanto aspectos táticos quanto a preservação da vida e o enfrentamento à criminalidade. Ao longo da formação, os participantes terão acesso a conteúdos teóricos e práticos, incluindo técnicas de armamento e tiro, atendimento pré-hospitalar em combate, e estratégias operacionais.
Além disso, ao final do curso, alguns dos formados poderão ser selecionados para integrar a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil de Santa Catarina, ampliando o seu envolvimento em operações complexas e desafiadoras, que exigem habilidades avançadas em situações de alto risco e combate à criminalidade.