A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) iniciou a segunda etapa da operação Estação Verão nesta segunda-feira, 13 de janeiro, em Itapema, com o reforço de 27 novos policiais para atender à alta demanda de segurança durante a temporada de verão. O efetivo de Itapema conta agora com sete policiais a mais, somando um total de 32 agentes na cidade até o fim da operação, que vai até o dia 4 de março. Ao todo, 1,6 mil policiais foram mobilizados em toda a região para garantir a segurança dos veranistas e moradores.
O reforço no litoral catarinense inclui a atuação de diversas forças de segurança, como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e equipes especializadas da PCSC, como o Serviço Aeropolicial e o Núcleo de Operações com Cães. Além disso, a operação visa a uma resposta rápida a crimes e a intensificação das investigações, com foco no aumento do fluxo de turistas e nas necessidades de segurança nos pontos mais visitados, como as praias e centros comerciais.
A PCSC também implementa ações preventivas, como o programa Verão Seguro, que distribui pulseirinhas de identificação para crianças e pessoas com deficiência, visando à rápida localização de responsáveis em caso de desaparecimentos. As equipes policiais estão mobilizadas em pontos estratégicos da cidade e nas praias, utilizando quadriciclos para garantir maior agilidade na patrulha, promovendo a segurança e aproximando a comunidade da polícia, especialmente por meio de atividades educativas como a entrega de distintivos para crianças.