Criminosos especializados em roubo de carga utilizaram um veículo clonado, com características de viatura policial, para realizar um assalto em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, região metropolitana do Rio de Janeiro. O carro, pintado nas cores preto e branco e com inscrições similares às da Polícia Civil, foi apreendido por agentes da 62ª Delegacia de Imbariê em uma área de mata no bairro Parque Equitativa. A descoberta do veículo aconteceu após uma denúncia de policiais militares sobre um carro aparentemente abandonado. A placa do veículo não apresentava registros policiais, mas uma investigação revelou que o carro havia sido roubado no centro do Rio de Janeiro.
A falsificação de viaturas tem se tornado uma prática comum entre criminosos especializados em roubo de cargas. O veículo apreendido estava equipado com giroflex e módulo de sirene, equipamentos normalmente utilizados por forças de segurança. A Polícia Civil, que agora investiga os responsáveis pela clonagem do veículo e pelo roubo de carga, enviou o carro para perícia. Este episódio ocorreu logo após a realização da Operação Torniquete, uma ação policial voltada para o combate ao roubo de cargas e veículos, que na sexta-feira (17) se concentrou no Complexo da Maré, onde houve confronto com criminosos.
Entre janeiro e novembro de 2024, o estado do Rio de Janeiro registrou 2.951 roubos de carga, uma leve queda de 1% em relação ao mesmo período de 2023, segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP). A operação, que envolveu apreensão de drogas e recuperação de carga roubada, segue intensificando o combate a essa modalidade criminosa, com a meta de reduzir a violência e os prejuízos econômicos causados pelos roubos.