O índice de gerentes de compras (PMI) industrial da zona do euro apresentou uma leve queda em dezembro, passando de 45,2 em novembro para 45,1, segundo a pesquisa final da S&P Global em parceria com o Hamburg Commercial Bank. Esse número ficou ligeiramente abaixo da leitura preliminar de 45,2 e da previsão de analistas, que era de 45,3. O PMI abaixo de 50 indica uma contração da atividade no setor industrial da região.
A pesquisa aponta que a diminuição na produção industrial da zona do euro segue refletindo a desaceleração da economia, com empresas enfrentando dificuldades em aumentar a produção em meio a um cenário de baixa demanda e incertezas globais. A persistência dessa tendência sugere que o setor industrial da região continua a enfrentar desafios significativos, apesar de um modesto alívio nos índices comparados aos meses anteriores.
Além disso, a queda no PMI industrial coincide com uma expectativa de revisão das políticas econômicas por parte do Banco Central Europeu (BCE). Autoridades do BCE afirmaram que o ano de 2025 pode ser crucial para o controle da inflação, que é uma das principais preocupações econômicas do bloco, com a meta de chegar a 2% no futuro próximo.