O índice de gerentes de compras (PMI) de serviços dos Estados Unidos subiu de 56,1 em novembro para 56,8 em dezembro, alcançando o maior patamar em 33 meses. Apesar do aumento, o resultado ficou abaixo da previsão dos analistas, que esperavam uma alta para 57,1. O PMI composto, que combina os setores de serviços e indústria, também registrou crescimento, subindo de 54,9 em novembro para 55,4 em dezembro, superando a expectativa de 55,1.
O relatório da S&P Global destacou que a expansão da atividade empresarial foi acentuada em dezembro, refletindo um crescimento sólido no setor de serviços. Esse aumento, por sua vez, aconteceu apesar de uma queda adicional na produção industrial, que ainda impacta o desempenho geral da economia. A leitura do índice sugere que o ritmo da recuperação foi o mais rápido desde abril de 2022.
Leituras do PMI acima de 50 indicam expansão econômica, e os números de dezembro indicam que, apesar dos desafios no setor industrial, a economia dos EUA continuou a se expandir de maneira significativa, especialmente no setor de serviços. O crescimento no PMI pode ser um indicativo de resiliência na economia americana, mesmo diante de dificuldades no setor manufatureiro.