O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 oferece mais de 260 mil vagas em instituições públicas de ensino superior no Brasil e, para ajudar os candidatos a analisarem suas chances de aprovação, foi criada a plataforma Meu Sisu. A ferramenta gratuita oferece dados sobre as notas de corte, pesos, bonificações e outras informações relevantes para quem deseja ingressar no ensino superior, além de permitir ao estudante calcular a média ponderada de suas notas no Enem para diferentes cursos e universidades.
A plataforma foi desenvolvida por estudantes do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com o objetivo de fornecer informações transparentes e detalhadas sobre as edições passadas do Sisu, como as notas de corte dinâmicas, que variam conforme as inscrições e reordenações dos candidatos. A Meu Sisu permite que o estudante refine sua busca por cursos e locais de interesse, além de selecionar modalidades de ingresso, como as cotas para estudantes de escolas públicas, negros, indígenas, entre outros.
Além de facilitar a escolha de cursos, a plataforma também colabora para aumentar a precisão das decisões, com base nas notas diárias de corte e outros dados obtidos dos portais de transparência do Ministério da Educação. Em 2023, a plataforma teve grande adesão, atingindo mais de 200 mil alunos e gerando cerca de sete milhões de acessos, demonstrando a relevância do projeto para a comunidade estudantil. As inscrições para o Sisu 2024 ocorrerão de 17 a 21 de janeiro.