O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reuniu-se nesta segunda-feira (6) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir o planejamento financeiro de 2025 e a aprovação do Orçamento no Congresso. A prioridade do governo é ajustar o texto às diretrizes fiscais e leis aprovadas no final de 2024. Enquanto isso, o Executivo operará nos primeiros meses do ano com a regra do duodécimo, que permite gastos mensais proporcionais ao orçamento previsto. A meta é aprovar a Lei Orçamentária Anual (LOA) até fevereiro.
Sobre a reforma do Imposto de Renda, Haddad destacou que o governo pretende isentar contribuintes que ganham até R$ 5 mil mensais, mas a discussão será retomada após as eleições para as presidências da Câmara e do Senado. A prioridade no momento é concluir o Orçamento, com a reforma tributária programada para 2025.
Inicialmente em período de férias, Haddad voltou ao trabalho após a recuperação de um familiar que passaria por cirurgia, demonstrando foco nas pautas econômicas. O retorno aconteceu após uma reunião no Palácio do Planalto, onde foram alinhadas estratégias para fortalecer o planejamento fiscal e estruturar medidas de longo prazo.