Em 2025, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) passará a incluir a avaliação de habilidades digitais dos alunos, além das tradicionais provas de leitura, matemática e ciências. A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) implementará uma nova fase do exame para avaliar a capacidade dos estudantes de resolver problemas no ambiente digital. A prova, que será aplicada no primeiro semestre de 2025, avaliará competências como a resolução de problemas com ferramentas digitais, colaboração em ambientes virtuais e tomada de decisões com base em dados. O Brasil participará dessa nova edição do Pisa, como tem feito desde sua criação, com resultados previstos para 2026.
O Pisa Digital será dividido em etapas, com questões que testam o raciocínio lógico e a capacidade de aplicar tecnologias em cenários específicos. As questões envolvem gráficos, tabelas e simulações, onde os alunos deverão usar ferramentas digitais para analisar dados e criar soluções. A proposta do exame é medir o nível de letramento digital, indo além do uso básico de redes sociais, e focando em habilidades como pesquisa avançada e resolução de problemas. Especialistas apontam que esse novo formato adiciona uma camada de complexidade às deficiências educacionais já identificadas no Brasil, especialmente nas áreas de matemática e ciências.
A inclusão do letramento digital no Pisa é vista como um passo importante para preparar os estudantes para os desafios do século XXI, onde as competências tecnológicas são essenciais. Entretanto, alguns especialistas destacam que o Brasil ainda enfrenta carências básicas em áreas fundamentais de ensino, como matemática e linguagem. O novo exame coloca em evidência a necessidade de uma educação mais sólida, capaz de equipar os alunos com habilidades digitais avançadas, e a importância de um acompanhamento contínuo do progresso dos estudantes para melhorar a qualidade da educação no país.