O Grupo Piracanjuba obteve um financiamento de quase R$ 500 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a construção de duas fábricas em um complexo industrial de laticínios localizado em São Jorge d’Oeste, no Paraná. O projeto, que envolve um investimento total de R$ 612 milhões, tem como objetivo aumentar a capacidade produtiva da empresa, que poderá processar 1,2 milhão de litros de leite por dia.
A nova unidade industrial será responsável pela produção de diversos produtos lácteos, incluindo whey protein (concentrado proteico do soro de leite), lactose em pó, queijo muçarela e manteiga. Além disso, a empresa produzirá grandes quantidades de whey protein e lactose em pó, com uma produção anual estimada em até 6 mil toneladas de whey e 14,8 mil toneladas de lactose em pó, provenientes do soro de leite gerado na fabricação de queijos.
A iniciativa tem grande importância estratégica para o mercado nacional de whey protein, uma vez que 85% do consumo desse produto no Brasil é atualmente suprido por importações. Com a ampliação da produção nacional, o Grupo Piracanjuba busca atender à demanda interna, reduzindo a dependência de produtos estrangeiros e fortalecendo a indústria local de laticínios.