O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) está promovendo consultas públicas para a criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) em Petrópolis e Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro. As manifestações da população sobre a criação da reserva em Petrópolis, chamada Remanso do Rocio, devem ser enviadas até a próxima segunda-feira (6). Já o prazo para Nova Friburgo, referente à reserva Itororó, vai até o dia 11 de janeiro. Ambas as áreas são protegidas pela legislação ambiental e têm como objetivo a conservação de importantes ecossistemas da Mata Atlântica.
A RPPN Remanso do Rocio, em Petrópolis, ocupa uma área de 2,05 hectares e está situada no bairro Fazenda Inglesa, conectada à Reserva Biológica Estadual de Araras. A proposta para Nova Friburgo, por sua vez, envolve a criação da RPPN Itororó, que abrange 10,89 hectares e abriga uma rica biodiversidade, incluindo espécies ameaçadas como o xaxim e a palmeira-jussara. As duas reservas serão focadas na proteção da fauna e flora nativas, além de contribuírem para a manutenção dos serviços ecossistêmicos da região.
As RPPNs são áreas privadas que, por iniciativa voluntária dos proprietários, são reconhecidas pelo poder público e convertidas em unidades de conservação de proteção integral. Elas permitem apenas atividades de educação ambiental, turismo e pesquisa científica, e são acompanhadas de perto pelo Inea. O órgão oferece apoio técnico e orientações aos proprietários interessados, visando a implementação dessas reservas. Atualmente, 114 RPPNs estão reconhecidas no estado, com um total de 9.310 hectares de Mata Atlântica preservados.