A Petrobras anunciou que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) determinou a unificação dos campos de Berbigão e Sururu, localizados no pré-sal da Bacia de Santos. A decisão, divulgada na última sexta-feira, é resultado da análise dos planos de desenvolvimento revisados das jazidas, que foram apresentados pela Petrobras à ANP em 2018. A empresa opera esses campos com uma participação de 42,5%.
Com a unificação, a produção dos campos será reportada como um único campo, o que levará a um aumento na alíquota de Participação Especial, que será aplicada de forma retroativa ao início da produção. A ANP também determinou a unificação de áreas pertencentes ao contrato de cessão onerosa do Bloco Entorno de Iara, onde a Petrobras opera com 100% de participação, embora não haja incidência de Participação Especial nesse caso.
A Petrobras informou que a Superintendência de Participações Governamentais deve apurar o valor das Participações Governamentais considerando os campos unificados. A empresa acrescentou que está avaliando as medidas cabíveis em relação à decisão e o impacto que ela pode ter em suas demonstrações financeiras.