A Petrobras anunciou um aumento de 8% no preço médio do querosene de aviação (QAV) vendido a distribuidoras, que começará a vigorar em 1º de fevereiro de 2025. Este ajuste resultará em um acréscimo de aproximadamente R$ 0,31 por litro, com o reajuste acumulado no ano alcançando 15,6%. Em relação a dezembro de 2024, o preço do QAV aumentará R$ 0,56 por litro, conforme os cálculos divulgados pela empresa.
A medida segue a prática de ajustes mensais no preço do QAV, conforme os contratos firmados entre a Petrobras e as distribuidoras. Este tipo de reajuste é realizado no começo de cada mês, refletindo as condições de mercado e os custos de produção do combustível, que é essencial para a aviação.
Além disso, a Petrobras também informou uma redução de 1% no preço do gás natural para distribuidoras, que entrará em vigor no mesmo período. A empresa ressaltou que os contratos com as distribuidoras preveem ajustes trimestrais para a parte do preço relacionada ao custo da molécula do gás, o que pode impactar o preço final para os consumidores.