Uma pesquisa realizada pelo PoderData entre os dias 25 e 27 de janeiro de 2025 mostra que 84% dos eleitores estão pessimistas em relação à queda dos preços nos próximos dias. A maioria acredita que os custos das compras e das contas devem aumentar (51%) ou permanecer inalterados (33%), enquanto apenas 9% projetam uma possível redução. Outros 7% dos entrevistados não souberam responder. Este é o primeiro levantamento do PoderData sobre as expectativas dos brasileiros em relação à variação dos preços no mercado.
A pesquisa também revelou que, em relação às últimas semanas, 61% dos eleitores notaram um aumento nos preços, um crescimento de 12 pontos percentuais em comparação com a percepção de 49% registrada há seis meses. O estudo sugere que, além da percepção de altos custos, há uma desconfiança generalizada sobre a capacidade das autoridades em controlar a inflação no curto prazo, especialmente no cenário político atual. Entre os eleitores que votaram em Lula ou Bolsonaro, 84% de ambos os grupos compartilham a visão de que os preços devem continuar a subir ou se manter.
O levantamento foi realizado com 2.500 entrevistas em 219 municípios de todas as unidades da Federação, com uma margem de erro de 2 pontos percentuais. A metodologia incluiu uma ponderação para garantir a representatividade de diferentes grupos demográficos, como sexo, idade, renda e escolaridade. A pesquisa foi realizada por meio de ligações telefônicas para celulares e linhas fixas, com um intervalo de confiança de 95%.