Em 2025, três a cada cinco profissionais brasileiros planejam procurar uma nova oportunidade de trabalho, conforme pesquisa recente do LinkedIn. A Geração Z, composta por pessoas nascidas entre 1997 e 2010, é a principal responsável por essa busca, com 68% dessa faixa etária pretendendo iniciar uma nova carreira. Embora o mercado de trabalho no Brasil tenha mostrado sinais positivos, com uma taxa de desocupação de 6,1% no último trimestre, a pesquisa revela que o cenário para encontrar uma vaga se tornou mais desafiador no último ano.
O estudo também indica que muitos candidatos consideram as exigências das empresas para os cargos oferecidos como irrealistas. Quarenta por cento dos profissionais acreditam que as qualificações exigidas não correspondem às vagas, e mais da metade dos entrevistados acredita que a busca por oportunidades ficou mais difícil. Como resultado, cerca de 30% dos candidatos optam por se inscrever em um maior número de vagas, mesmo sem atender a todos os requisitos, adotando uma estratégia de “jogo de probabilidade”.
Por outro lado, os recrutadores enfrentam o desafio de lidar com um número crescente de candidaturas que não são qualificadas, o que torna o processo seletivo ainda mais difícil. A pesquisa também apontou que 62% dos trabalhadores brasileiros sentem que o setor de recursos humanos não oferece feedback sobre o andamento do processo, o que contribui para a frustração no mercado de trabalho. Esses dados sugerem a necessidade de novas abordagens tanto para candidatos quanto para as empresas.