Uma pesquisa realizada pela Descarbonize Soluções revelou que 54,8% dos brasileiros têm como principal objetivo adotar mais práticas de reciclagem e reuso em 2025, como forma de melhorar suas ações sustentáveis. O estudo, que ouviu 500 pessoas de diferentes estados do Brasil, também destacou outras metas relevantes, como a redução do consumo de plástico (51%), de energia (46,4%) e de água (45,2%), além de priorizar marcas sustentáveis (31,6%). Os dados foram coletados entre os dias 7 e 9 de novembro de 2024, por meio de uma plataforma de pesquisas online.
Em relação ao ano anterior, a pesquisa mostrou que 55,8% dos entrevistados consideraram seu próprio compromisso com a sustentabilidade como “pouco” em 2024, enquanto 35,6% se avaliaram como “muito comprometidos”. Esse retrocesso nas ações individuais de sustentabilidade levou muitos a estabelecerem metas mais ambiciosas para 2025, buscando adotar hábitos mais responsáveis. A gerente de marketing da Descarbonize Soluções, Milena Andrade, ressaltou que o apoio de políticas públicas, empresas e ONGs será fundamental para impulsionar essas mudanças comportamentais de forma eficaz.
Ao refletir sobre suas ações de 2024, 71% dos brasileiros afirmaram evitar desperdício de água, e 65,6% relataram evitar desperdício de energia. Outras atitudes sustentáveis incluíram a separação e reciclagem do lixo (53,2%) e a redução do consumo de plástico (48,4%). Essas práticas fazem parte de um esforço contínuo para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com foco no consumo responsável, conforme estabelecido pela Agenda 2030 da ONU.