Uma pesquisa realizada pela Reuters/Ipsos revelou que 47% dos americanos aprovam o governo de Donald Trump, que assumiu a presidência recentemente. Embora a popularidade inicial de Trump esteja acima da registrada no início de seu primeiro mandato, ela ainda é inferior à de Joe Biden em janeiro de 2021. A pesquisa também apontou que a maioria dos entrevistados desaprova os perdões concedidos pelo presidente a indivíduos envolvidos na invasão do Capitólio, em janeiro de 2021, com 58% se mostrando contra essas ações. Em contraste, as medidas de combate à imigração ilegais receberam apoio significativo, com 46% dos entrevistados favoráveis.
Durante o primeiro dia de governo, Trump assinou uma série de decretos, incluindo a declaração de emergência na fronteira sul dos Estados Unidos. Entre as ações, está a continuidade da construção do muro entre os Estados Unidos e o México e o envio de tropas para reforçar a segurança. Além disso, o governo interrompeu programas humanitários e suspendeu agendamentos de asilo, cancelando também o aplicativo usado para marcação de entrevistas. A administração ainda anunciou que tomaria medidas para eliminar a cidadania automática para filhos de imigrantes em situação irregular, uma mudança que poderá ser contestada judicialmente.
O levantamento também abordou outros aspectos da agenda política de Trump. Entre os resultados, 58% dos entrevistados expressaram apoio à redução drástica das autorizações de asilo para imigrantes que aguardam na fronteira. Além disso, questões como a possibilidade de pressionar a Dinamarca para vender a Groenlândia e a retomada do controle do Canal do Panamá receberam apoio de uma minoria dos participantes. A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 21 de janeiro, com uma margem de erro de 4 pontos percentuais, e entrevistou 1.077 cidadãos americanos adultos.