Nos últimos dias, a cidade de Peruíbe, no litoral sul de São Paulo, enfrentou intensas chuvas que resultaram em mais de 300 pessoas desabrigadas e causaram danos significativos à infraestrutura local. Com o volume de chuva registrado em 24 horas superando a média esperada para todo o mês de janeiro, o município decretou estado de emergência. Além disso, 442 pessoas estão desalojadas e 137 famílias estão sendo abrigadas temporariamente em escolas municipais. A situação de calamidade levou à publicação oficial do reconhecimento do estado de emergência pelo Governo do Estado de São Paulo.
A previsão meteorológica para os próximos dias aponta para uma melhora no tempo, com sol e algumas pancadas de chuva de fraca a moderada intensidade, embora o solo saturado aumente o risco de novos deslizamentos e transtornos em áreas vulneráveis. Em resposta, a Defesa Civil local coordenou ações com diversas secretarias municipais, enquanto equipes técnicas realizarão vistorias em locais afetados por deslizamentos de terra, especialmente em estradas rurais.
O governo de São Paulo tem intensificado a ajuda humanitária para as vítimas, com a distribuição de 1.700 itens de assistência, incluindo alimentos, água e materiais de higiene pessoal. As autoridades também estão realizando operações de salvamento, resgatando pessoas ilhadas. Além disso, cestas básicas, colchões, cobertores e outros itens essenciais foram enviados para amenizar a situação das famílias atingidas pela calamidade.