A Perplexity AI, startup americana de mecanismos de busca, revisou sua proposta de fusão com a ByteDance, controladora do TikTok, com o objetivo de criar uma nova entidade nos Estados Unidos. A proposta prevê que, após a fusão, o governo dos EUA ficaria com até 50% da empresa por meio de uma futura oferta pública inicial (IPO), com a avaliação da nova companhia estimada em pelo menos 300 bilhões de dólares. A criação da holding seria chamada NewCo, e a ByteDance venderia as operações do TikTok nos EUA para novos investidores.
O modelo da fusão exclui o algoritmo principal de recomendação do TikTok, que permaneceria sob controle da ByteDance. De acordo com fontes próximas às negociações, a Perplexity AI ofereceu ainda a possibilidade de ser adquirida pela nova holding, caso seus investidores recebam uma distribuição de patrimônio da NewCo. A proposta foi encaminhada tanto à ByteDance quanto aos novos investidores interessados na operação.
A Perplexity acredita que sua proposta tem boas chances de sucesso, já que se trata de uma fusão e não de uma simples venda. Com esse movimento, a empresa visa não apenas integrar as operações do TikTok nos EUA, mas também garantir um controle significativo da nova estrutura, o que poderia permitir ao governo dos EUA uma participação relevante na empresa após o IPO.