Um avião de pequeno porte que decolou de Goiás sofreu um acidente no litoral de São Paulo, em Ubatuba, na manhã desta quinta-feira (9). A aeronave, que estava com cinco ocupantes, explodiu na praia após sair da pista durante o pouso. O piloto morreu no local, enquanto os outros quatro passageiros, um casal e duas crianças, foram resgatados com vida e encaminhados para o hospital com ferimentos, mas conscientes e estáveis. Uma pessoa na orla também foi ferida, com fraturas, e socorrida pelo Samu.
De acordo com a plataforma de rastreamento de voos Flightradar24, o acidente ocorreu por volta das 10h, após a decolagem do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás, cerca de 90 minutos antes. O aeroporto de Ubatuba, com uma pista de 940 metros, tem características que tornam o pouso desafiador, especialmente em condições climáticas adversas. A pista estava molhada devido à chuva, fator que pode ter contribuído para a saída da aeronave da pista, uma vez que o modelo Cessna 525 necessita de 789 metros para pouso.
A aeronave, fabricada pela Cessna em 2008, estava com a operação negada para táxi aéreo, mas com sua situação de aeronavegabilidade regular. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado para apurar as causas do acidente. A concessionária que administra o aeroporto, Rede VOA, ressaltou que as condições climáticas e a pista molhada foram fatores agravantes. A Força Aérea Brasileira iniciou as investigações para determinar as circunstâncias do acidente.