Na manhã de quinta-feira, 9, um pequeno avião caiu na orla da Praia do Cruzeiro, em Ubatuba, litoral de São Paulo, próximo à pista de skate. A Defesa Civil, bombeiros, Guarda Civil Municipal, e Polícia Militar trabalharam no local, isolando a área e prestando socorro às vítimas. O acidente envolveu cinco pessoas, sendo duas crianças, dois adultos e o piloto, além de três pessoas atingidas que estavam na pista de skate.
Por volta das 11 horas, a prefeitura confirmou a morte de duas pessoas, incluindo o piloto, que estava preso às ferragens. Contudo, mais tarde, a informação foi corrigida, e o município confirmou que apenas o piloto faleceu. Os sobreviventes foram encaminhados a hospitais da região para tratamento. A aeronave, um modelo Cessna Citation 525 CJ1 de 2008, vinha de Goiás e tentou pousar em Ubatuba em condições meteorológicas adversas, com chuva e pista molhada. Após ultrapassar a pista, o avião atingiu o alambrado da cabeceira e explodiu, gerando uma nuvem de fumaça visível.
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou que a aeronave estava com a operação negada para táxi aéreo. A Força Aérea Brasileira (FAB) e o Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) foram acionados para investigar a causa do acidente, com equipes qualificadas conduzindo a coleta de dados e preservação das evidências necessárias para o levantamento da situação.