Patrick Kluivert, ex-jogador e ícone do futebol holandês, foi nomeado o novo treinador da seleção da Indonésia, marcando sua primeira experiência como comandante de uma equipe nacional. O ex-atacante de 48 anos, que se aposentou em 2008, terá a missão de liderar a equipe rumo à Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá. Kluivert firmou um contrato inicial de duas temporadas, com a possibilidade de renovação por mais duas.
Além de Kluivert, Louis Van Gaal também será parte do projeto, assumindo o cargo de diretor esportivo da seleção indonésia. De acordo com informações de Fabrizio Romano, ambos os holandeses estarão envolvidos na reestruturação da equipe, com o objetivo de levar a seleção da Indonésia a um novo patamar no cenário internacional.
Antes de aceitar o convite da Indonésia, Kluivert teve uma carreira diversificada, atuando como assistente técnico na seleção holandesa, além de ter treinado clubes como o FC Twente II e o Adana Demirspor. O ex-jogador também exerceu funções administrativas em grandes clubes europeus, como o PSG e o Barcelona. Com o novo desafio, Kluivert espera transformar o futebol indonésio e alcançar a tão sonhada classificação para a próxima Copa do Mundo.