O Partido Liberal do Canadá anunciou que o próximo primeiro-ministro do país será escolhido em uma votação no dia 9 de março. A decisão ocorre após o pedido de renúncia do atual primeiro-ministro, que continuará no cargo até a seleção do novo líder. A eleição do próximo líder acontece em um momento de transição política importante, já que o governo minoritário enfrenta desafios internos e externos.
Os principais candidatos à liderança do partido são Mark Carney, ex-banqueiro central, e Chrystia Freeland, ex-ministra da Fazenda, que também foi uma figura central no recente movimento político que culminou no pedido de renúncia do atual primeiro-ministro. A expectativa é que o novo líder tenha que lidar com uma conjuntura política instável, com o parlamento retomando atividades em março.
O novo primeiro-ministro poderá ter o mandato mais curto da história do país, já que os três principais partidos de oposição prometeram derrubar o governo assim que o Parlamento reiniciar suas sessões. A situação destaca as incertezas e desafios políticos que o Partido Liberal e o futuro líder terão de enfrentar nos próximos meses.