A bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou, na sexta-feira (31.jan.2025), o senador Rogério Carvalho (SE) como seu novo líder no Senado. Carvalho assume o posto no lugar de Beto Faro (PT-PA), que exerceu a função em 2024. A escolha do senador havia sido antecipada pelo Poder360 em dezembro de 2024. Carvalho, que foi líder do PT no Senado em 2020, quando o partido era oposição ao governo de Jair Bolsonaro, tem mandato até janeiro de 2027.
Carvalho tem uma trajetória política marcada por importantes atuações, como a relatoria da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem, que investigou a exploração de sal-gema em Maceió (AL), além de ter sido responsável pela relatoria da Medida Provisória que criou o programa Mais Médicos, quando atuava como deputado federal. Seu envolvimento com questões de saúde e energia destaca sua participação ativa em temas relevantes no cenário político brasileiro.
Recentemente, o senador teve um papel de destaque na defesa da Petrobras contra uma proposta de emenda que visava reduzir o poder de mercado da estatal no setor de gás. A pressão exercida por Carvalho resultou na remoção do trecho da emenda no texto final, evidenciando sua influência política em temas ligados à economia e à energia no país.