O Parque Campana, situado em Brotas (SP), é um projeto criado por Humberto Campana, em homenagem à memória de seu falecido irmão Fernando. Localizado em um sítio da família de 52 hectares, o parque integra arte, educação socioambiental e preservação ambiental. O espaço, inaugurado em 2023, é composto por 12 pavilhões feitos com materiais naturais locais, como bambu, mandacaru e eucalipto. Cada pavilhão homenageia pessoas importantes na vida dos irmãos, além de remeter a memórias afetivas da infância dos designers, que cresceram em Brotas. O projeto também se propõe a ser um centro de aprendizado sobre a natureza, promovendo atividades educativas e de conscientização ambiental.
Além de sua função artística, o parque tem uma forte pegada de sustentabilidade. Ele foi planejado para recuperar a paisagem local, com a ajuda de um projeto pioneiro de pesquisa da USP que visa transformar áreas degradadas em sistemas ecológicos sustentáveis. O local também abrigará um café e um museu, que contará com peças do acervo do Instituto Campana, incluindo obras de design reconhecidas mundialmente. A iniciativa visa contribuir para a preservação dos biomas da região e envolver a comunidade local em cursos e oficinas voltados para a arte e o artesanato, como a cestaria, recuperando tradições culturais da cidade.
O Parque Campana será aberto ao público uma vez por mês, com visitas guiadas e atividades educativas que garantem uma imersão tranquila na natureza e na arte. A iniciativa marca uma volta de Humberto à cidade que o inspirou desde a infância, refletindo sobre seu legado e o futuro do design. Aos 72 anos, ele se sente inspirado a continuar criando e a compartilhar seu conhecimento e criatividade com as novas gerações.