O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, concedeu no último sábado (11) a Medalha Presidencial da Liberdade ao Papa Francisco. Esta é a maior honraria civil do país e é destinada a pessoas que fizeram contribuições notáveis para a sociedade em diversas áreas, como prosperidade, valores, segurança, paz mundial ou outras iniciativas significativas. A entrega da medalha foi uma forma de reconhecimento ao impacto positivo do pontífice nas questões globais e sociais.
Durante a cerimônia, o presidente Biden destacou a importância do Papa Francisco no cenário internacional e sua liderança na promoção de valores universais, como a paz e o respeito à dignidade humana. A Medalha Presidencial da Liberdade com Distinção, como a premiação foi denominada, é uma edição especial da honraria, e esta foi a primeira vez que Biden a concedeu em seu mandato, conforme comunicado da Casa Branca.
A Medalha Presidencial da Liberdade é considerada a mais alta condecoração civil nos Estados Unidos. Ao longo dos anos, diversas personalidades de relevância mundial receberam a distinção, que simboliza o reconhecimento por suas ações e compromissos com causas humanitárias, sociais ou políticas, que impactam positivamente a sociedade. A decisão de conceder a medalha ao Papa Francisco reflete a admiração pelo seu trabalho contínuo em prol do diálogo, da justiça social e da paz global.