O Papa Francisco fez um apelo pelo sucesso do cessar-fogo entre Israel e o Hamas, durante sua Audiência Geral nesta quarta-feira, 22 de janeiro. Ele mencionou uma conversa recente com a paróquia de Gaza, que expressou felicidade por finalmente receber alimentos. Em um relato comovente, os membros da paróquia disseram ao Papa que puderam comer lentilhas com frango, uma refeição que não era comum devido à escassez de recursos durante o conflito. O pontífice ressaltou a importância da paz e da ajuda humanitária na região, destacando os desafios enfrentados pela população local.
A situação em Gaza continua a ser um ponto de grande preocupação internacional. Na terça-feira, 21 de janeiro, quase 900 caminhões de ajuda humanitária conseguiram entrar na Faixa de Gaza, no terceiro dia do cessar-fogo. O Papa Francisco tem reforçado seus pedidos para que o acordo de cessar-fogo seja respeitado, buscando garantir que mais pessoas possam ser assistidas em meio ao conflito prolongado.
Além das orações pela situação no Oriente Médio, o Papa também expressou suas preces pelas vítimas dos incêndios na Califórnia. Desde o início do ano, as chamas causaram destruição significativa, com mais de 10 mil estruturas residenciais sendo afetadas. O Papa pediu por força e apoio às comunidades devastadas pelos incêndios, que resultaram em várias mortes e perdas materiais.