Depois de um mês de férias, o elenco do Palmeiras retornou à Academia de Futebol nesta segunda-feira para o início da pré-temporada. No entanto, o técnico Abel Ferreira ainda não se apresentou pessoalmente, permanecendo em Portugal, onde deve retornar no próximo fim de semana, após um período de trabalho remoto. Seus auxiliares – Vítor Castanheira, Carlos Martinho, João Martins e Tiago Costa – assumem a condução dos treinos durante sua ausência.
A pré-temporada deste ano será a mais curta do ciclo de Abel no clube, com apenas nove dias de preparação antes do início da temporada. O Palmeiras enfrentará a Portuguesa no dia 15 de janeiro, na estreia do Campeonato Paulista. Abel Ferreira terá apenas dois dias, na segunda e terça-feira da próxima semana, para comandar os treinos presenciais antes da competição.
Durante os primeiros dias de preparação, os jogadores passaram por uma série de avaliações clínicas e físicas, como exames músculo-esqueléticos, neuropsicológicos, nutricionais, cardiológicos e outros. Entre as novidades da temporada estão os atacantes Facundo Torres e Paulinho, que são os únicos reforços contratados até o momento.